hackingjpg

Hoje vou colocar um assunto aqui que na verdade é bem antigo e já bem disseminado na Internet, porém para o Kamba que está a ampliar o seu conhecimento em Redes Wireless e é novo no assunto, vejo com muita valia um pouco de estudo sobre segurança sob redes wireless. E nada melhor do que começar pelo mais simples para depois ir avançando na complexidade dos métodos de acesso e protocolos de encriptação.

O post de hoje fala um pouco de um dos mais antigos métodos de encriptação de acesso a redes sem fio. O WEP, que significa Wired Equivalent Privacy, e foi introduzido na tentativa de dar segurança durante o processo de autenticação, proteção e confiabilidade na comunicação entre os dispositivos Wireless.

Wired Equivalent Privacy (WEP) é parte do padrão IEEE 802.11 (ratificado em Setembro de 1999), e é um protocolo que se utilizava para proteger redes sem fios do tipo Wi-Fi. actualmente é pouco utilizado devido ter seu algorítimo (RC4) “quebrado” em meados de 2001.

RC4 é uma cifra de fluxo, a mesma chave de tráfego nunca deve ser usada duas vezes. O propósito de um VI (vetor de inicialização), que é transmitido em texto puro, é para evitar a repetição, mas um VI de 24 bits não é suficientemente longo para garantir isso em uma rede ocupada. A forma como o VI foi usado também deu brecha para um ataque de chaves-relacionadas ao WEP. Para um VI de 24 bits, há uma probabilidade de 50% de que o mesmo VI irá repetir se após 5000 pacotes.

Em agosto de 2001, Scott Fluhrer, Itsik Mantin, e Adi Shamir publicaram uma criptoanálise do WEP que explora a forma como a cifra RC4 e VI são usados no WEP.

Bem, após contar um pouco da história do WEP e sua vulnerabiliade, vamos então explora-la. Devo colocar aqui que a minha intenção, bem como a de qualquer colega colaborador, não é de incentivar a pratica de “cracking” e sim apenas de demonstrar como devemos estar sempre actualizados pois uma tecnologia que hoje é considerada “de ponta”, amanhã pode estar obsoleta e/ou totalmente vulnerável.

Vou aproveitar este post para referenciar um ótimo conteúdo de um grande amigo e que com muito orgulho fiz parte do crescimento pessoal e profissional dele. Por um bom tempo ele manteve um blog com ótimo conteudo e que sempre o consulto e sugiro que vocês também o façam. O grande amigo Marcos bartulihe. https://bartulihe.wordpress.com

Hoje o Marcos está mais dedicado a área comercial, mas é tenho certeza que sempre será um grande profissional da área técnica, pois faz parte de uma nova geração que o Google chama de ” criativos inteligentes”.

Segue o Video do Grande Kamba Bartulihe e cuidado por ai com as ações que cada um irá tomar 🙂

Força, Fé e Foco

Anúncios

Escrito por diegooliveirabressan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s