Na verdade o título do post parece um pouco sensacionalista, mas há muita verdade nele.

No mercado de tecnologia de hoje , papéis de trabalho estão mudando rapidamente e apenas o conhecimento dos fundamentos de rede já não são mais suficiente para se manter com algum diferencial no mercado. Nova formação e competências, bem como familiaridade com redes programáveis e automação de software erão necessárias nos próximos anos e você precisa estar “antenado”.

Você vai ouvir a partir de especialistas no assunto, que examinaram os tipos de papéis de trabalho que estão e estarão disponíveis no mercado, que já é necessário fornecer uma compreensão das aplicações do mundo real para programação de rede e discutir diretamente com a área de negócios para só então programar da melhor maneira sua rede.

A empresa Cisco System já está a trabalhar inclusive em um novo programa de certificação Cisco para programação de redes definidas por software (SDN). Este programa de certificação pode ajudar a evoluir suas habilidades e aumentar o valor que você traz para o seu departamento de TI. No site da Cisco já é possível encontrar algum material e inclusive já aparece 4 (quatro) certificações que estarão disponíveis até o final de agosto de 2015.

Programação da Rede com SDN

Programação da Rede com SDN

 

Ver mais em: https://learningnetwork.cisco.com/community/certifications/network-programmability

 

Você já ouviu falar em SDN (Software Defined Network)? Não? Então aqui vai um breve “overview”.

Mas fiquem ligados pois este já não é mais o futuro. Faz parte do presente e quem não se actualizar, perderá espaço no mercado.

As redes definidas por software (SDN) estão possibilitando que as empresas acelerem a implantação e a distribuição de aplicativos, reduzindo custos de TI por meio da automação de fluxos de trabalho compatíveis com políticas bem definidas.

A tecnologia SDN ativa arquiteturas de nuvem, disponibilizando distribuição e mobilidade de aplicativos de forma automatizada, sob demanda e em grande escala. As SDN aprimoram os benefícios da virtualização do data center, aumentando a flexibilidade e a utilização de recursos e reduzindo custos e sobrecargas de infraestrutura. As SDN alcançam esses objetivos empresariais com a convergência do gerenciamento de serviços de rede e de aplicativos em plataformas de orquestração centralizadas e extensíveis que podem automatizar o aprovisionamento e a configuração de toda a infraestrutura. As políticas de TI comuns centralizadas reúnem grupos e fluxos de trabalho de TI heterogêneos. O resultado é uma infraestrutura moderna que pode fornecer novos aplicativos e serviços em minutos, em vez dos dias ou semanas necessários anteriormente. As SDN fornecem velocidade e agilidade na implantação de novos serviços de aplicativos e empresariais. Flexibilidade, políticas e capacidade de programação são atributos inconfundíveis das soluções de SDN da Cisco, com uma plataforma capaz de lidar com as mais exigentes necessidades de rede atuais e futuras. Como eu sempre gosto de colocar alguma fonte. Aqui vai um video muito interessante sobre SDN e bem actual, onde um engenheiro da Cisco Brasil, coloca inclusive um bom caso real de utilização da SDN.

Como sempre gosto de fazer, segue uma ótima fonte sobre o assunto, mas em formato VIDEO:

Outro conteúdo bem interessante:

https://developer.cisco.com/site/devnet/home/index.gsp

 

 

Que a força esteja com vocês e até a próxima pessoal

Diego de Oliveira

CCIE#46343

Anúncios

Escrito por diegooliveirabressan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s